São Paulo recebe mais de 1.200 congressistas durante o 8ºBRADOO

O Congresso da ABRASSO teve início na manhã desta quarta-feira(10) e abriu as atividades com a realização de dois cursos importantes:  o E-DXA SPecial o da  ASBMR (Sociedade Americana de Osteometabolismo, parceira da ABRASSO). Cerca de 800 dos mais de 1.200 inscritos do BRADOO participaram dos cursos.

Quatro temas permitem uma amostra das mudanças profundas na discussão da prevenção e do tratamento das doenças osteometabólicas. No dia de abertura do evento, a palestra “As relações entre Diabetes e Osteoporose” discute as duas doenças em aumento constante no Brasil e no mundo e sua influência no osso. O entendimento diferente da progressão de determinadas complicações na saúde é o assunto da palestra “Uma Visão Holística da Inflamação – Guardiã da Saúde e Potencialmente Geradora de Doença”, dentro do Simpósio ‘Inflamação’.

Dr. Francisco José Albuquerque de Paula – Diretor Científico do 8º BRADOO

 

A atividade teve como presidente o Dr. Francisco Albuquerque de Paula, Diretor Científico do 8º BRADOO, e como moderador, o Dr. Charlles Heldan de Moura Castro, e apresentou uma importante palestra “Inflamação como Mecanismo de Surgimento de Osteoporose”, proferida pela Dra. Vera Lúcia Szejnfeld, presidente do Bradoo. A especialista mostrou vários fatores que podem interferir no processo inflamatório no organismo, como a deficiência de estrogênio na pós-menopausa. Em sua conclusão, a médica ressaltou que “o conhecimento da interação das células ósseas com o sistema imunológico permitiu o desenvolvimento de várias medicações que são utilizadas hoje na nossa prática clínica, principalmente pelos reumatologistas. Dentre várias medicações, como sabemos, temos aquelas utilizadas para osteoporose, que diminuem a reabsorção óssea. Resumindo as informações estudadas e veiculadas até aqui no evento, podemos depreender que o processo inflamatório é, com certeza, perda óssea. Ocorre uma perda óssea localizada e uma perda óssea sistêmica. E os tratamentos medicamentosos que estamos discutindo ao longo destes dias alteram ou melhoram a redução óssea sistêmica, por exemplo”.

Dr. Charlles Heldan de Moura Castro – Diretor da ABRASSO

 

Dra. Laura Mendonça – Aula ministrada no curso do ASBMR

 

“O número de inscritos superou mais de 50% o da edição anterior e esperamos que será um grande sucesso”, comenta a Dra. Marise Lazaretti Castro, presidente da ABRASSO.

Dr. Marcelo Pinheiro – Aula sobre Composição Corporal, Aquisição/Análise/ Laudo/ Comparação – Curso E-DXA eSPecial

 

Na sequência da programação, na sexta, 12/10, haverá as seguintes atividades ‘Fatores de Interferência na Consolidação de Fraturas’ com a palestra ‘Bioengenharia do Osso – O que vem por aí?’, evidenciando as tecnologias que podem impactar profundamente na qualidade de vida dos pacientes com doenças ósseas.

E no dia 13/10, sábado, o tema ‘Transgêneros Masculino e Feminino Impacto do Padrão Hormonal na Manutenção da Saúde e Predisposição a Doença’ traz uma abordagem de um assunto contemporâneo e necessário de discussão e entendimento.

Durante o evento, estão em discussão os mais relevantes e controversos assuntos em osteometabolismo (novas drogas para doenças osteometabólicas, complicações do tratamento da osteoporose, novas tecnologias na avaliação óssea, vitamina D, doença óssea do obeso e diabético, sarcopenia, entre outros temas). Já estão confirmadas as presenças dos palestrantes internacionais Dr. John P. Bilezikian (New York – EUA); Dr. Michael M. McClung – (Oregon/Portland – EUA); Dr. Ralph Müller – (Zurich – Suíça) e Dr. Roger Bouillon (Leuven – Bélgica).

O 8º BRADOO  segue até sábado (13), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Baixe o app 8ºBRADOO é possível acompanhar as aulas e as novidades do evento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *